Foram embora as férias e, para muitos, a indesejada pré-temporada. Começa nesta quarta-feira, logo numa "Super Quarta", o calendário oficial das seleções em um ano que só acabará com a final da Copa do Mundo, no dia 13 de julho, no Maracanã. Além do Brasil, que visitará a Suíça, equipes como Itália, Argentina, Espanha, Alemanha, Inglaterra, França, Portugal, Holanda e tantas outras entrarão em campo em amistosos que, se não valem três pontos ou alguma classificação, têm o seu grau de importância na rota para o Brasil a 301 dias da abertura do Mundial.
O GLOBOESPORTE.COM acompanhará quatro destes amistosos em Tempo Real. Em Kaiserslautern, a Alemanha receberá o Paraguai às 15h45m (de Brasília). No mesmo horário, pelo SporTV 2, Itália e Argentina duelarão em Roma. A Espanha visitará o Equador em Guayaquil a partir das 17h. Já Brasil x Suíça, também às 15h45m, na Basileia, será exibido ao vivo no site. O pré-jogo começa às 15h15m.
Sem Lionel Messi e Mario Balotelli, lesionados, não há personagem que possa chamar mais a atenção em Itália e Argentina do que o Papa Francisco. Ele é a razão principal para a realização da partida, às 15h45m (de Brasília), já que é argentino e vive naturalmente no Vaticano. O Sumo Pontífice, que recebeu a visita das duas delegações na última terça, não estará presente no Estádio Olímpico, mas acompanhará o duelo com atenção.
- Será um pouco difícil para mim torcer para uma ou outra equipe, mas por sorte é um amistoso. E que seja verdadeiramente assim, eu vos peço - disse o bispo de Roma aos atletas durante o encontro.
- Estou feliz porque finalmente pude conhecer alguém mais popular do que Messi. Ele nunca fez um gol em mim, também porque nunca nos enfrentamos - brincou Gigi.
Buffon tampouco terá a oportunidade, já que o craque do Barcelona voltou para o seu clube para cuidar de uma sobrecarga muscular. Sem o camisa 10, a tendência é que Gonzalo Higuaín seja o grande nome do time comandado por Alejandro Sabella. O treinador, porém, não confirma.
- Tenho muitos jogadores com desconfortos e dores que fizeram trabalho diferenciado e a partir do treinamento veremos se podem se juntar ao plantel - despistou.
Atual campeã do mundo, a Espanha segue viajando pelo planeta para cumprir os seus generosos contratos. O rival da vez será o Equador, em Guayaquil, às 17h (de Brasília), naquele que será o primeiro jogo desde o vice-campeonato na Copa das Confederações para o Brasil, no último dia 30 de junho. Nomes considerados "medalhões" como Xavi, Xabi Alonso, Piqué e Busquets não estão presentes. Oportunidade para o técnico Vicente del Bosque aproveitar jovens campeões da Eurocopa sub-21 na mesma época. É o caso de Isco, do Real Madrid, e Thiago Alcântara, do Bayern de Munique, por exemplo.
Essa seleção ainda tem futuro"
Vicente del Bosque
Para Del Bosque, a má impressão deixada no Maracanã com a derrota na decisão não trará tantos prejuízos.
- Fizemos uma boa Copa das Confederações, mas nós realmente estávamos esgotados na final. O Brasil nos bateu com o hino - lembrou.
Não há Schweinsteiger, não há Mario Götze, Toni Kroos ou Julian Draxler. Mas há Miroslav Klose. No meio de tantos outros craques de Bayern de Munique e Borussia Dortmund, o veterano centroavante do Lazio pode marcar época nesta quarta. Ele está a um gol de igualar Gerd Müller como maior artilheiro da história da Alemanha, com 68 gols. O adversário, ao menos em tese, não aparenta ser dos mais difíceis: o Paraguai, em Kaiserslautern, às 15h45m (de Brasília).
Lanterna nas eliminatórias sul-americanas para a Copa, a seleção comandada por Victor Genes sofreu 23 gols em 12 partidas. Pior: somou apenas oito pontos e não irá se classificar para o Brasil, onde os alemães estão praticamente assegurados - cinco pontos os separam de Áustria, Suécia e Irlanda na tabela de sua chave.
- A Copa do Mundo já está ali na esquina. Essa é a contagem final. Para mim, o Paraguai não será um aquecimento, você pode dizer que esse jogo marca o começo da nossa rota para a Copa do Mundo - disse o técnico Joachim Löw, que visitou o país durante a Copa das Confederações para se ambientar.
Em Faro, a partir das 16h30m (de Brasília), a seleção de Portugal espera que Cristiano Ronaldo repita diante da Holanda as atuações brilhantes que teve na pré-temporada com o Real Madrid - marcou seis gols. Já os holandeses também têm um astro em grande forma, o artilheiro Robin van Persie, que no último domingo marcou os dois gols da vitória por 2 a 0 do Manchester United sobre o Wigan no Community Shield, espécie de Supercopa da Inglaterra.
A Holanda também contará com Arjen Robben, herói da final da Liga dos Campeões com o Bayern de Munique, mas o treinador holandês Louis van Gaal deixou fora o meia Wesley Sneijder, do Galatasaray, carrasco do Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.
Os holandeses esperam dar o troco nos portugueses, que os derrotaram por 1 a 0 nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2006, em um duelo marcado pela violência, com nada menos de quatro expulsões e 16 cartões amarelos.
A França de Franck Ribéry enfrentará em Bruxelas a vizinha Bélgica, às 16h (de Brasília), dona de uma geração dourada, comandada por Eden Hazard, Marouane Fellaini e Dembélé. O trio atua no Campeonato Inglês e ajudou a seleção a somar 19 pontos em sete jogos no Grupo A das eliminatórias. Curiosamente, os belgas, mesmo sem ter conquistado títulos expressivos, levam a melhor no confronto particular com os Bleus, campeões mundiais (1998) e bicampeões europeus (1984 e 2000): são 29 vitórias, 24 derrotas e 18 empates em 71 partidas.
Com Rooney, Inglaterra recebe a Escócia
Nas últimas semanas de mercado de transferências, a grande notícia que toma conta da seleção inglesa é a permanência ou não de Wayne Rooney no Manchester United. Ausente na vitória sobre o Wigan no último domingo, o atacante foi a campo e treinou normalmente durante o início da semana com os seus companheiros de seleção. O capitão Steven Gerrard acha que ele está pronto para a "batalha" contra a rival local Escócia, às 16h (de Brasília), independentemente se o futuro estiver reservado para o Chelsea.
- Ele é o bom e velho Wayne Rooney. Tem feito gols e está pronto para jogar. Ele se preparou muito bem, precisa de minutos para melhorar a forma física e tenho certeza de que está se coçando para começar jogando.
0 comentários:
Postar um comentário