Um Dos Maiores e Melhores Sites de PES e FIFA do Brasil!

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Em museu, Barcelona eleva Messi a melhor da história e exalta brasileiros

Área especial destaca Bolas de Ouro conquistadas pelo argentino. Clube também recorda glórias de Ronaldo, Ronaldinho, Romário e Rivaldo


Pelé ou Maradona: quem é o melhor jogador de futebol de todos os tempos? Para oBarcelona, não há dúvidas: o posto não é nem do Rei, nem de "El Pibe", mas de Lionel Messi. E o clube não faz questão de esconder o apreço pelo camisa 10, personagem especial do museu interativo mantido pelos catalães no próprio Camp Nou.
Há duas semanas, o Barça inaugurou uma área exclusiva, de 70 metros quadrados, dedicada ao argentino, com fotos e vídeos dos gols marcados pelo atacante, além das quatro Bolas de Ouro conquistadas pelo ídolo. O detalhe maior, no entanto, está na mensagem escrita ao lado de um painel com a imagem de Messi.
Messi melhor jogador história Museu Barcelona (Foto: Lincoln Chaves)Painel no museu do Barcelona coloca Messi como o melhor jogador história (Foto: Lincoln Chaves)
- Lionel Messi foi premiado com a Bola de Ouro da Fifa por quatro vezes consecutivas. A premiação é dada anualmente ao melhor jogador do mundo. Messi é o único futebolista a vencer o prêmio quatro vezes, um feito que o consagra como o melhor jogador da história - relata o texto, escrito em inglês, espanhol e, claro, catalão.
Localizado próximo a entrada do museu, o setor destinado a Messi era, claramente, o mais visado pelos fãs - como verificado pela reportagem do GLOBOESPORTE.COM. Para se tirar uma foto ao lado da imagem de Messi, é preciso superar a "concorrência" de turistas oriundos de várias partes do mundo.
Brasileiros também aparecem
Apesar da idolatria ao argentino, o Barcelona não esqueceu dos brasileiros que já marcaram época no clube. Quatro deles, aliás, foram destacados em diversos pontos do museu: Rivaldo, Ronaldo, Romário e Ronaldinho, quarteto que já conquistou o prêmio de Melhor do Mundo da Fifa vestindo a camisa catalã.
Os brazucas aparecem tanto no paredão atrás do "Espaço Messi" - ao lado de nomes como Luis Figo, Johan Cruyff e Hristo Stoichkov - como têm golaços divulgados em vídeos, no piso superior do museu. A bicicleta de Rivaldo contra o Valencia, em 2001, e uma pintura de Romário em goleada por 5 a 0 sobre o Real Madrid, em 1994, estão entre os tentos.
Neymar, que chegou a Barcelona no domingo e faz o primeiro treino com os novos companheiros nesta segunda-feira, pode ser o quinto elemento brasileiro nessa história. Pelo menos é o que apostam os catalães. Tanto que as imagens da apresentação do atacante, há dois meses, recebem grande destaque em vários telões do museu.
Mosaico Barcelona museu  (Foto: Lincoln Chaves)Museu do Barcelona traz momentos históricos e passagens de barsileiros no clube (Foto: Lincoln Chaves)
A exaltação, porém, não se limita aos ídolos. Se a Catalunha tem o Barcelona como símbolo maior, o clube não fica atrás - e não se fala aqui da nova camisa do time, nas cores da bandeira catalã. Pelo museu, há diversas referências ao compromisso com a região.
Os troféus conquistados ao longo da história estão também em evidência. O destaque maior é para as quatro taças da Liga dos Campeões, que estão em uma redoma de vidro especial. Já os títulos do Mundial de Clubes, obtidos em 2009 e 2011, aparecem sem os mesmos holofotes, em meio a outros tantos na prateleira de glórias do clube.
A conquista de 2011, aliás, integra um dos paineis interativos espalhados pelo museu. A vitória por 4 a 0 sobre o Santos é relatada em um breve texto, sem vídeos - boa parte dos artigos disponíveis na exposição multimídia têm essa opção. O que não significa que o título seja minimizado. Tanto que no painel em que lista os estádios onde já foi campeão na história, o Barcelona inclui o de Yokohama, palco da final de dois anos atrás.
A entrada no museu custa 23 euros (R$ 68,77) e dá acesso também a uma visita às arquibancadas do Camp Nou.
Compartilhar:
← Anterior Proxima → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Anuncio