Um Dos Maiores e Melhores Sites de PES e FIFA do Brasil!

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Top 60 da Europa – Messi é avaliado em quase 700 milhões


Respondendo antecipadamente às inevitáveis perguntas, Neymar não aparece nessa lista. Porque ele ainda não jogou na Europa, foi apenas contratado, por enquanto, e a lista foi feita durante a temporada 2012/2013, encerrada no mês passado para os clubes.
Messi desponta soberano nessa lista dos 60 jogadores mais valiosos da Europa, de acordo com avaliação do CIES-Football Observatory. E o valor estimado por ele assombra: entre 217 e 253 milhões de euros. Digamos, na média, 235 milhões de euros. Em reais, a bagatela de 671 milhões.
Seu valor é mais que o dobro do segundo colocado, Cristiano Ronaldo, avaliado em 110,5 milhões de euros (valor médio) e quase quatro vezes maior que o valor de Cavani, terceiro colocado: 63,1 milhões de euros (valor médio).
O mais barato é Lukaku, do Chelsea, com valor estimado entre 22,5 e 26,1 milhões de euros, valor médio de 24,3 milhões de euros. A lista é interessante, vale uma boa observação.
 
Procurou pelos brasileiros? Ao contrário de outros anos, e que já não são tão recentes, temos que “andar” um bocado até encontrarmos o primeiro patrício: Lucas, do Paris Saint-Germain, na 26ª posição, valendo entre 30,5 e 35,5 milhões de euros. Um pouco mais atrás, na 30ª posição, Thiago Silva, também do PSG. Oscar é 42º e… E mais ninguém. Para espanto de muitos, somente três jogadores brasileiros entre os 60 mais valiosos da Europa na avaliação do CIES-Football Observatory. Cinco são argentinos, dois uruguaios (Cavani, 5º colocado, e Suárez, 20º), um colombiano, um chileno e um mexicano completam o grupo latinoamericano, num total de apenas 13 jogadores. Se considerarmos que o número 1 da lista, falando estritamente em futebol, é muito mais espanhol (ou catalão) do que argentino, temos uma participação muito baixa, michuruca mesmo.
Sem grandes surpresas, o Barcelona lidera a lista dos clubes com maior valor de jogadores Top, mas empatando com o Real Madrid e Manchester United no número de atletas sob contrato: sete para cada um. Na sequência, Manchester City e Bayern Munique com cinco jogadores cada um. Portanto, dos vinte clubes que têm em seus elencos jogadores valendo acima de 22,5 milhões de euros, apenas cinco deles concentram a metade mais um dos 60 jogadores mais valiosos.
Esses números são um sinal inequívoco de concentração de poder econômico, um dos alvos do Financial Fair Play da UEFA. Pessoalmente, acredito que poderemos ter diferenças significativas num levantamento realizado, por exemplo, em junho de 2016.
Torço por isso. Aguardemos.
Compartilhar:
← Anterior Proxima → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Anuncio