Um Dos Maiores e Melhores Sites de PES e FIFA do Brasil!

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Nos pênaltis, Bayern de Guardiola bate Chelsea e fatura a Supercopa

Após conseguir empate no último lance da prorrogação, time alemão supera os Blues por 5 a 4 nas penalidades e dá o primeiro título oficial ao catalão



Guardiola e Mourinho não são rivais à toa. Eles pensam o futebol de maneira diferente. Se o catalão coloca seus times no ataque, o português não vê problemas em defender e se arriscar apenas no momento certo. Nesta sexta-feira, na final da Supercopa da Europa, este choque de ideias foi, mais do que nunca, protagonista. E quem levou a melhor foi o Bayern de Pep, que, após conseguir um empate heroico por 2 a 2 no último lance da prorrogação, venceu o Chelsea de José por 5 a 4 nos pênaltis e levou o título da competição. Torres e Hazard marcaram para os Blues, enquanto Ribéry e Martínez fizeram para os bávaros. Lukaku foi o responsável por desperdiçar o pênalti para o time londrino na série de cobranças.
Este é o primeiro troféu de Guardiola no Bayern, depois de ser derrotado pelo Borussia Dortmund na decisão da Supercopa da Alemanha. No duelo individual com Mourinho, a vantagem continua com o catalão. Agora, são sete vitórias de Pep, contra três do português, além de seis empates.
Para o Bayern, a vitória foi uma revanche contra o Chelsea. Na Liga dos Campeões de 2012, os bávaros perderam em casa para os Blues também nos pênaltis. Desta vez, quem saiu comemorando do gramado foram os alemães.
Ribery Bayern de Munique e Chelsea (Foto: Getty Images)Ribéry levanta a taça da Supercopa da Europa (Foto: Getty Images)
Choque de estilos
Os 120 minutos de partida no estádio Eden, em Praga, na República Tcheca, pareceram ter obedecido a um roteiro. O Bayern teve a postura mais ofensiva, desfrutou da posse de bola, mas pouco criou. Do outro lado, o Chelsea marcava bem, não dava espaços e assustava nos contra-ataques.
Ainda se acostumando às experiências de Guardiola, o Bayern foi novamente modificado para a partida. Schweinsteiger, lesionado, desfalcou a equipe e foi substituído por Lahm, com Rafinha indo para a lateral direita. Kroos e Müller completaram o meio de campo, com Ribéry - eleito o melhor jogador da Uefa na última temporada -, Robben e Mandzukic no ataque.
O Chelsea, em sua temporada de reencontro com o Mourinho, teve duas novidades: a volta de David Luiz à defesa, após retornar aos treinos durante a semana, e a presença de Fernando Torres no ataque.
Fernando Torres gol Chelsea contra o Bayern de Munique Super copa (Foto: Agência AP)Fernando Torres chuta para abrir o placar
para o Chelsea contra o Bayern (Foto: Agência AP)
Torres ressurge
E o centroavante espanhol retribuiu a confiança do técnico português da melhor maneira possível: balançando as redes. Logo aos sete minutos, num contra-ataque puxado por Hazard, El Niño aproveitou cruzamento rasteiro de Schurrle e bateu bonito, sem chance para Neuer: 1 a 0 Chelsea.
A desvantagem do Bayern acentuou o choque de estilos. Os alemães foram ao ataque, embora padecessem do mesmo mal dos outros jogos: falta de criatividade. Os jogadores se movimentavam pouco e pareciam não se entender. Num lance emblemático, Ribéry, melhor do Bayern em campo, tocou para Alaba, que foi à linha de fundo, mas buscou Müller em vez de Mandzukic. Livre dentro da área, o atacante croata não economizou nas reclamações.
Para o Chelsea, o jogo ficou da maneira planejada. Atento na marcação, o time inglês conseguia controlar os avanços do Bayern e só ia para o ataque na boa. Entretanto, não voltou a ter eficiência no setor ofensivo.
Ribéry empata para o Bayern
Se coletivamente o Bayern não funcionava, foi preciso apelar para a qualidade individual de sua principal arma. Aos dois minutos do segundo tempo, Ribéry fez jus à escolha de melhor jogador da Uefa e acertou um belo chute de fora da área para deixar tudo igual.
franck ribery pepe guardiola bayern de munique e chelsea (Foto: Agência Reuters)Ribéry festeja com Guardiola o gol de empate do Bayern (Foto: Agência Reuters)
O empate logo no início da etapa final fez bem ao Bayern, que, mais calmo, se assentou de vez no campo de ataque. Os jogadores conseguiam se movimentar melhor e criavam boas chances de gol – Ribéry levou muito perigo no minuto seguinte ao gol, num chute de primeira que passou rente à trave esquerda de Cech -, enquanto o Chelsea seguia se defendendo e esperando o contra-ataque.
Sem muitas oportunidades, os Blues tiveram suas melhores chances em erros do Bayern ou em bola parada. Aos 18, Dante bobeou na saída de bola e foi desarmado por Schurrle, que tocou para Oscar. Entretanto, o brasileiro, livre na área, chutou em cima de Neuer. Depois, aos 33, Ivanovic acertou o travessão após cobrança de escanteio.
No fim, o Bayern ainda ganhou mais terreno, depois que Ramires foi expulso aos 40 minutos, após levar o segundo cartão amarelo, por entrar de sola no tornozelo de Götze nuam dividida. Os germânicos voltaram a pressionar, mas não conseguiram evitar a prorrogação.
Mourinho Bayern de Munique e Chelsea Super copa (Foto: Getty Images)Mourinho e Guardiola durante a partida (Foto: Getty Images)
Blitz do Bayern dá resultado
No tempo extra, o panorama não mudou: Bayern em cima e Chelsea no contra-ataque. E foi justamente numa transição rápida, marca registrada dos times de Mourinho, que os Blues voltaram a ficar na frente. Aos três minutos, David Luiz, muito bem na defesa, fez o corte, disparou pelo meio e achou um ótimo passe para Hazard. Pela esquerda, o meia belga passou fácil por Lahm e Boateng para chutar forte e vencer Neuer: 2 a 1 para os ingleses.
Com a vantagem, o Chelsea renunciou de vez ao ataque, e o jogo se tornou a reprise de um dos duelos épicos entre Mourinho e Guardiola, quando o Inter de Milão, com um a menos, segurou o Barcelona nas semifinais da Liga dos Campeões de 2010. Cech, jogando em seu país natal, fez grandes defesas, mas não foi o suficiente para o fim ser novamente feliz para o técnico português: no último minuto, após levantamento na área, Dante ajeitou para Javi Martínez, que não perdoou e garantiu o empate.
 Lukaku vira vilão
Na disputa de pênaltis, os nove primeiros cobradores converteram. Pelo Bayern, Alaba, Kroos, Lahm, Ribéry e Shaqiri marcaram. No Chelsea, David Luiz, Oscar, Lampard e Cole balançaram as redes.
No último chute, porém, o atacante Lukaku, que havia entrado no segundo tempo, bateu fraco, e Neuer fez a defesa para garantir o título do Bayern de Munique.
Dante comemora gol de empate do Bayern de munique contra o Chelsea (Foto: Agência AFP)Dante comemora o gol de empate de Martínez, no último minuto da prorrogação (Foto: Agência AFP
Compartilhar:
← Anterior Proxima → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Anuncio