Um Dos Maiores e Melhores Sites de PES e FIFA do Brasil!

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Craques em risco: CR7, Ribéry, Ibra e Cavani a caminho da repescagem

Com duas rodadas pela frente, seleções como Portugal, França, Suécia e Uruguai devem precisar da disputa extra para irem à Copa do Mundo no Brasil


Sem muitas zebras até aqui, as eliminatórias para a Copa do Mundo podem ainda aprontar surpresas para algumas seleções de peso, e craques como Cristiano Ronaldo, Ribéry, Ibrahimovic, Cavani e Chicharito correm um risco real de não virem ao Brasil em 2014. Portugal e França, por exemplo, já não dependem mais apenas de suas próprias forças para conseguirem a vaga e, se a disputa europeia terminasse hoje, precisariam passar pela repescagem continental, em novembro. Mesmo destino terá o Uruguai caso se mantenha atrás de Equador e Chile na tabela sul-americana nas duas rodadas que faltam. Com a Alemanha praticamente classificada, a Suécia briga com a Áustria por uma vaga na repescagem europeia.
A situação do México é ainda pior, e os atuais campeões olímpicos estariam fora da Copa se as eliminatórias terminassem hoje. Após vencer apenas uma de suas oito partidas pelo hexagonal final da Concacaf, os astecas estão na incômoda quinta colocação na classificação, sendo que apenas os três primeiros garantem vaga diretamente. Se ficar em quarto, a seleção vai à repescagem enfrentar a Nova Zelândia.
De resto, as seleções mais tradicionais, casos de Alemanha e Espanha, estão encaminhadas rumo à Copa. A exceção talvez seja a Inglaterra, que, apesar de líder, disputa um grupo muito equilibrado, onde quatro equipes brigam pela vaga direta. Se derrapar na reta final, a equipe britânica corre grande risco de ser ultrapassada por Ucrânia e Montenegro - ambas com um ponto a menos que o English Team (a Polônia, com chances mais remotas, também briga).
Info_PAISES-CLASSIFICADOS_Copa-2014-b (Foto: Infoesporte)
Com dez seleções classificadas até o momento (veja no infográfico acima), outras 16 vagas serão preenchidas nestas duas próximas rodadas em outubro. Além da repescagem, a disputa na África termina em novembro. Veja abaixo a situação em cada continente.
Quatro seleções europeias entraram em campo nesta terça-feira com chances de se classificar para o Mundial. Todas venceram, mas apenas duas carimbaram o passaporte: Itália e Holanda. Alemanha e Suíça também ganharam suas partidas, só que tiveram os planos de se garantirem antecipadamente frustrados, respectivamente por Suécia e Islândia, que também somaram três pontos e ainda podem ultrapassá-las.
Ainda assim, dificilmente alemães e suíços deixarão de ir ao Brasil. Afinal, a duas rodadas do fim, as duas vizinhas lideram suas chaves com cinco pontos de vantagem. Das outras cinco vagas diretas para o Mundial, duas dificilmente escaparão das mãos de Bélgica e Espanha. Empatada em números de pontos com a vice França, a Roja tem um jogo a menos que os demais e, contra os lanternas Geórgia e Belarus, precisa vencer uma e empatar outra, ambas em casa, para se garantir matematicamente.
Técnico da primeira seleção europeia a garantir vaga na Copa do Mundo de 2014, Van Gaal disse que espera fazer um bom papel no Brasil.
- Eu quero fazer um bom papel no Brasil e não ser eliminado na fase de grupos. Quero passar, pelo menos, para as oitavas de final - disse o treinador holandês.
Tabela das eliminatórias europeias Copa do Mundo (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)
As outras três vagas diretas sairão de grupos onde a briga promete ser boa nas duas últimas rodadas. No H, a Inglaterra é a líder, mas o solitário ponto de vantagem em relação à Ucrânia e a Montenegro não dá muita segurança ao English Team. Essa é a mesma vantagem que a Rússia tem à frente de Portugal no F, enquanto Bósnia e Grécia estão empatadas na ponta do Grupo G.
Além dos nove já citados, restariam ainda quatro lugares vagos que serão preenchidos após as repescagens de novembro. Terminasse hoje a fase de grupos das eliminatórias, as oito seleções que ganhariam essa segunda chance no mata-mata seriam as seguintes: Croácia, Suécia, Hungria, Islândia, Portugal, Grécia, Ucrânia e França.
Com a Argentina já classificada, restam três vagas disponíveis diretamente para a Copa - além de outra quarta que leva à repescagem. A segunda colocada Colômbia só não vai ao Brasil no caso de um desastre nestas duas rodadas finais. Falcao Garcia e cia. precisam só de um empate com o Chile para avançar. Só que a derrota também pode valer desde que o duelo entre Equador e Uruguai tenha um vencedor.
Os dois outros lugares ficarão necessariamente entre equatorianos, uruguaios e chilenos - esses últimos em vantagem na classificação em relação aos demais. Com a briga aberta, dificilmente o trio deixará a Venezuela beliscar a repescagem sul-americana.
Peru 1 x 2 Uruguai, Eliminatórias, comemoração do Uruguai (Foto: Reuters)O Uruguai venceu seus últimos três jogos e viu suas chances de ir à Copa aumentarem significativamente (Foto: Reuters)
Após a vitória por 2 a 0 sobre o Equador, na noite de terça-feira, o técnico uruguaio Óscar Tabarez falou com otimismo sobre a chances de a Celeste disputar a Copa do Mundo de 2014. Depois de três vitórias seguidas, as chances do Uruguai aumentaram consideravelmente. 

- As coisas não funcionaram bem no segundo semestre de 2012. Agora, desde junho, voltamos a jogar bem. Podemos dizer que o sonho está se tornando realidade, mas ainda não temos certeza disso – disse o técnico uruguaio Óscar Tabarez, sobre a luta da Celeste para disputar a Copa do Mundo no Brasil.
Sexta colocada, a Vinotinto tem um jogo a mais que os concorrentes e precisaria de uma combinação improvável para enfrentar a Jordânia, classificada asiática para a disputa extra. Assim, deveria vencer o Paraguai na próxima rodada e ainda torcer para que Uruguai ou Chile percam seus dois últimos jogos.
Das seis equipes que seguiram até a fase final, duas já celebraram a classificação: Estados Unidos e Costa Rica. Ficaria faltando uma vaga direta e outra para a repescagem contra a Nova Zelândia, qualificada para a disputa extra pela Oceania. A duas rodadas do fim, Honduras tem vantagem, enquanto Panamá e México estariam mais envolvidos na luta para tentar a vaga na . A Jamaica, por sua vez, praticamente cumpre tabela nos jogos restantes.
Dempsey EUA (Foto: Reuters Media Express)Opostos: enquanto os EUA já estão garantidos, o México estaria fora da Copa se as eliminatórias acabassem hoje (Foto: Reuters Media Express)
A situação dos campeões olímpicos, aliás, é quase dramática. O México sequer estaria na repescagem caso as eliminatórias terminassem hoje. Com isso, os Astecas, presentes nas últimas cinco edições do Mundial, têm a obrigação de vencer o Panamá em casa para não chegar à última rodada dependendo de outros resultados.

África
Samuel Eto'o jogo Camarões (Foto: AFP)Eto'o deixou a seleção de Camarões e não deve vir
ao Brasil em 2014 (Foto: AFP)
No continente onde foi disputado o último Mundial, ainda não temos classificados. Isso por causa do sistema de disputa, que dá suas cinco vagas através de um mata-mata. A novidade na rodada do fim de semana foi a definição dos últimos classificados para esta fase decisiva, que terá: Etiópia, Cabo Verde, Gana, Burkina Faso, Nigéria, Senegal, Camarões, Costa do Marfim, Egito e Argélia.
Essas dez seleções serão divididas em cinco confrontos que decidirão os classificados africanos. Um sorteio vai definir quem pega quem no mata-mata decisivo com a seguinte condição: os cinco mais bem colocados no ranking da Fifa estarão num pote especial que vai separá-los dos demais.
Com base nesse critério, Costa do Marfim (18º), Gana (24º), Argélia (34º), Nigéria (35º) e Cabo Verde (36º) ficarão num pote especial no dia do sorteio e não poderão se enfrentar. Assim, Burkina Faso (48º), Camarões (51º), Egito (61º), Senegal (78º) e Etiópia (102º) levam desvantagem e, em teoria, pegam rivais mais fortes. Por exemplo, os Leões Indomáveis têm chances de enfrentar Drogba e companhia no mata-mata.
Apesar de Camarões estar na disputa por uma vaga no Mundial, uma outra estrela do futebol não deve vir ao Brasil. Mesmo após a classificação para a fase final, Samuel Eto’o decidiu abandonar a seleção de seu país e não deve desfilar seu talento pelos gramados brasileiros em 2014.
Com Irã, Japão, Coreia do Sul e Austrália já classificados, Jordânia e Uzbequistão fizeram dois jogos ao longo da última semana para decidir quem enfrentará o quinto representante da América do Sul (que hoje seria o Uruguai) nas repescagens. Após muito custo e dois empates em 1 a 1, a Jordânia levou a melhor nos pênaltis por 9 a 8 e espera agora o quinto representante da América do Sul.
Na Oceania, sem a presença da Austrália, que disputa as eliminatórias na Ásia, a Nova Zelândia garantiu sua vaga na repescagem, na qual vai encarar o quarto representante da Concacaf, provavelmente México ou Panamá.
Compartilhar:
← Anterior Proxima → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Anuncio