Um Dos Maiores e Melhores Sites de PES e FIFA do Brasil!

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Márcio Braga pede mobilização da torcida contra licitação do Maracanã.


Ao
Presidente do Conselho Diretor do Flamengo
Dr. Eduardo Bandeira de Mello

Prezado Eduardo,
Desejo inicialmente parabenizá-lo pelas realizações no período inicial de sua gestão, que completará seis meses em breve. A equipe sob sua liderança tem demonstrado profissionalismo e amor ao Flamengo, com resultados positivos na administração e no resgate da credibilidade do Clube. Peço apenas, como torcedor, mais atenção ao nosso futebol.

Escrevo como amigo, na condição de sócio Grande Benemérito e com a experiência de ter sido presidente de um dos poderes do Flamengo em oito administrações. E estou convencido de que esta carta reflete o pensamento da grande maioria dos rubro-negros, que têm compartilhado comigo as mesmas apreensões e a mesma compreensão a respeito da situação atual do Clube com relação ao Maracanã.

O nosso objetivo é convocá-lo a não aceitar pressões da empresa Odebrecht para assinar parceria relativa ao Maracanã em condições desfavoráveis ao interesse do Clube.

O Flamengo tem sido responsável direto por 70% das receitas do Maracanã e a sua participação futura no estádio tem de ser proporcional à força econômica que a sua torcida representa. Aceitar menos que isso será desrespeitar a grandeza da Nação Rubro-Negra e desperdiçar o maior ativo que o Clube possui para equacionar a sua situação financeira e dar sustentabilidade a um futuro compatível com a sua tradição gloriosa.

Entendo que o Flamengo está sendo levado a esta negociação em condições desfavoráveis porque não dispõe de outras alternativas para exercer o seu mando de campo, uma vez que não tem estádio próprio e que o Engenhão ficará em obras por pelo menos um ano e meio.

Assim, a Odebrecht, como empresa líder do consórcio vencedor da licitação para gerir o Maracanã por 35 anos, está com a faca e o queijo na mão para submeter o Flamengo nesta negociação. São posições absolutamente assimétricas, tendo em vista que uma das partes pode impor as condições que quiser à outra.

Além do mais, conhecemos o histórico da privatização do Maracanã, um processo viciado, tremendamente oneroso para a sociedade e desrespeitoso aos Clubes, principalmente ao Flamengo.

Vale lembrar que no início do mandato do atual governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o Flamengo dispunha das licenças necessárias e se preparava para a construção de um estádio de 30 mil lugares na Gávea. O governador recém-empossado obstruiu o projeto e convidou o Flamengo a participar da licitação do Maracanã. Depois, vetou a participação dos Clubes na licitação, deixando agora o Flamengo nas mãos da mesma empreiteira que fez a reforma do estádio ao custo absurdo de R$ 1,2 bilhão, e que obteve a concessão para a sua gestão.

É considerando este histórico e a situação absolutamente covarde à qual o Flamengo está submetido, que proponho ao Clube suspender a negociação com a Odebrecht e aderir à luta para anular o processo de licitação do Maracanã, participando como litisconsorte da Ação Civil Pública neste sentido, contra o Estado do Rio de Janeiro, promovida pelo Ministério Público estadual.

Tomo também a liberdade de sugerir que o Flamengo inicie uma campanha pública de esclarecimento aos seus sócios, à sua imensa torcida e a toda a sociedade a respeito das irregularidades praticadas pelo Governo do Estado na reforma e no processo de privatização do Maracanã.

O Flamengo e o futebol brasileiro merecem mais respeito dos governantes do nosso Estado. O Maracanã é um patrimônio espiritual do Rio de Janeiro e do Brasil e a sua expressão esportiva e o seu valor econômico têm relação direta com o Flamengo.

Vamos confiar na grandeza e na força da Nação Rubro-Negra e avançar confiantes para reverter na Justiça os absurdos que estão sendo cometidos contra o Flamengo e a sociedade neste processo perverso de privatização do Maracanã.

Não tenho dúvidas de que seremos vitoriosos nesta luta, que levará o Flamengo a participar da gestão futura do Maracanã de forma transparente, justa e democrática.

Desejo ainda reiterar que, independentemente da participação no Maracanã, o Flamengo deve resgatar e viabilizar o projeto de construção de seu próprio estádio na Gávea.

O Maracanã será sempre o Grande Templo do Flamengo, na disputa dos clássicos para multidões, mas temos de ter a Nossa Casa Própria na Gávea para outros jogos de futebol, para as demais modalidades esportivas e para a realização de diferentes espetáculos.

É na Casa Própria na Gávea que daremos sustentabilidade às nossas receitas e que estaremos protegidos de ameaças e pressões como estas às quais o Flamengo está sendo submetido com relação ao Maracanã.

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo!

Marcio Braga
Compartilhar:
← Anterior Proxima → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Anuncio