Um Dos Maiores e Melhores Sites de PES e FIFA do Brasil!

domingo, 27 de janeiro de 2013

BBB do Engenhão: gramado é alvo de vigia 24 horas por dia na Holanda


Empresa que cuida dos principais campos europeus não desgruda os 
olhos da manutenção para superar desafio de manter alto nível em 2013


Confinados a seus respectivos estádios, os gramados costumam conviver com a solidão nos dias em que não há futebol. Apesar de até serem maltratados vez por outra, o contato com seu público-alvo é o momento de mais destaque. No Engenhão, desde que a decisão de investir na alta qualidade e na manutenção foi posta em prática, cada pedaço do campo passou a ser monitorado 24 horas por dia por uma equipe de holandeses da empresa SGL, responsável pela venda das máquinas que produzem luz especialmente para a área que sofre mais com o sombreamento, em virtude do desenho de sua cobertura (confira o vídeo ao lado).
Através de câmeras instaladas na cobertura e de sensores espalhados, a casa do Botafogo encara seu próprio BBB desde agosto. Tudo pelo desafio de superar uma longa temporada de jogos sem danos ao terreno pela primeira vez. Nos últimos três anos, o Maracanã esteve fechado para as obras da Copa das Confederações e da Copa do Mundo e sobrecarregou o palco que abriga também Fla e Flu, às vezes com até três jogos numa mesma semana. Porém, os engenheiros agrônomos envolvidos no trabalho pioneiro no Brasil garantem que o nível já é europeu e comprovam a tese com gráficos detalhados (veja no fim da matéria).

Neste domingo, por exemplo, mais um teste será realizado. Botafogo e Fluminense entram em campo às 19h30 para o primeiro clássico carioca da temporada, válido pela terceira rodada da Taça Guanabara.
engenhão galeria chamada (Foto: Globoesporte.com)

Segundo Marcelo Hargreaves, gerente de marketing esportivo da Ambev, parceira do Alvinegro na empreitada, o pedido da diretoria tem sido atendido pela marca, que importou o equipamento por R$ 1,5 milhão, em troca do fortalecimento de acordos publicitários, como a pintura das cadeiras dos setores Norte e Sul, que levam o nome de uma das cervejas da transnacional.
- O Botafogo nos procurou e disse que queria um gramado internacional, mas se preocupou como faria para manter isso. Nós, então, realizamos um trabalho contínuo. Medimos um tempo para atingir os campos europeus e chegamos lá. Agora, juntamente com a equipe daqui, eles acompanham em tempo real a evolução e o crescimento - explicou.
Aqui no Brasil pode haver alguns com aparência do mesmo nível, mas nunca nenhum esteve neste nível de excelência"
Marcelo Hargreaves, gerente da Ambev
Um avançado link na internet é compartilhado pelas três partes (Botafogo, SGL e Greenleaf - esta responde pelo gramado no país), que trocam informações e não deixam o local desprotegido, precavendo-se da eventual ação danosa de fatores externos. As principais valências são densidade, espessura, nivelamento e homogeneidade.
Além do Engenhão, as câmeras são utilizadas em arenas renomadas como o Old Trafford (Manchester United), Stamford Bridge (Chelsea), Allianz Arena (Bayern de Munique), Santiago Bernabéu (Real Madrid) e Camp Nou (Barcelona). Na Holanda, Nico Van Vuuren é o diretor executivo da firma e, entre outros, trabalha com sua filha, Jennifer, que explica o funcionamento da técnica.
- O sistema analisador mede as condições de crescimento do campo como, por exemplo, o teor de umidade do solo, de nutrientes do solo e da temperatura. Graças ao sistema Analyser SGL, temos uma visão das condições de crescimento minuto a minuto. As condições de crescimento são exibidos em um site Portal online SGL - explicou Jennifer, via e-mail.
Monitoramento gramado estádio Engenhão (Foto: Thiago Lopes)Marcelo Hargreaves, da Ambev, intermedia os
contatos com a Holanda (Foto: Thiago Lopes)
Os profissionais da área atribuem notas à qualidade do solo para a prática do futebol e, após a manutenção de dezembro, o Engenhão finalmente atingiu 8,9, o máximo entre os estádios que a empresa monitora. Fica até um pouco acima de campos espanhóis.
- Aqui no Brasil pode haver alguns com aparência igual, mas nunca nenhum esteve neste nível de excelência. Agora o desafio vai ser passar pelo período de abril a setembro, quando fica menos exposto à luz do sol e o sobreamento surge por mais tempo - frisou Marcelo, a mesma preocupação que o diretor executivo do clube, Sergio Landau, externou na semana passada.
Em duas rodadas de Campeonato Carioca, foram três partidas, e o palco pareceu suportar muito bem a exigência. Mesmo com todo o cuidado, para evitar surpresas, o Glorioso já reforçou o pedido à Federação do Rio e à CBF para que sua utilização seja urgentemente reduzida (em 2012, foram 93 jogos). Resta saber se a tecnologia vai ser capaz de evitar a rotineira degradação para definir um novo padrão no campo e acabar com a fama negativa.  
info gramado engenhão (Foto: arte esporte)

Compartilhar:
← Anterior Proxima → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Anuncio